quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fórum: "Regulamento da Prestação de Serviço dos Docentes da Carreira Universitária da Universidade do Minho" (2)

«Parece-me que o assunto das horas poderá ser crescentemente importante. Bastaria calcular o valor de horas por semana que seria obtido com as relações indicadas para uma média anual de 14 horas por semana (por exemplo).
Todavia, penso que o esforço sentido na preparação das aulas dependerá também da diversidade de UCs e os temas dessas UCs. E por isso seria importante envolver os diferentes docentes na distribuição de serviço docente e evitar que a mesma seja decidida por um diretor ou por uma comissão diretiva. Assim, seria importante definir regras na distribuição de serviço docente garantindo a participação de todos os docentes. Um limite de UCs por ano letivo vai no bom sentido se bem que o valor 6 parece-me elevado.
Na proposta de regulamento está prevista a compensação de cargas letivas acima do valor máximo. A questão será como regulamentar o quando será feita essa compensação. Uma possibilidade seria garantir os limites de 6 e 9 para a média em dois anos letivos consecutivos (excluindo licenças sabáticas). Excesso de aulas num ano seria compensado no ano seguinte. 
Dentro do mesmo tema, deverão existir regras para as aulas no horário pós-laboral de forma a garantir um equilíbrio na distribuição das mesmas entre os docentes de um mesmo departamento?
Em relação à questão dos períodos de férias confesso que desconheço o motivo para a inclusão do artigo sobre esses períodos. Alguém tem informações adicionais sobre este ponto?
Em relação ao repositorium parece que o ponto de preocupação é o depósito do texto integral. Seria interessante recolher outras contribuições sobre o assunto.
Espero que a discussão desta proposta de regulamento continue a gerar interesse.

Saudações cordiais
Carlos Alves»
-----
«Como professora de direito e como advogada que sou, vou debruçar-me sobre a proposta e assim que lida voltarei ao contacto.
Na qualidade de Diretora de Departamento de Ciências Jurídico Privadas vou até convocar uma reunião para auscultar a opinião dos Colegas da área e remetê-la sendo caso disso ao Senhor Reitor.
A discussão pública não pode ser feita só entre nós, tem que ser levada ao conhecimento dos órgãos competentes.
saudações académicas,

elizabeth fernandez»
-----
«exatamente por causa do trabalho dos docentes, e sua contagem,  no Brasil houve uma greve nacional de docentes marcada para domingo, repito: DOMINGO. E o povo ficou bastante mais elucidado...
Cumprimentos
Clara Costa Oliveira»
-----
«Em tempos idos, recordo ter consultado um ilustre advogado que me explicou o processo de contagem dessas 35h que não correspondem ao que é a leitura aparente de 35h efetivas, mas sim a uma contagem de 2h de preparação por cada 1h letiva efetiva (aliás, não poderia deixar de ser assim considerando as cargas letivas estabelecidas pelo próprio ECDU). Infelizmente, não recordo o diploma que regula isto, mas o sindicato está, certamente, a par, assim como os ilustre colegas de Direito…
Melhores cumprimentos,
Ana Maria Brandão»

(reprodução parcial,  por ordem inversa de entrada,  de mensagens distribuídas na rede da UMinho que nos caíram entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários:

Enviar um comentário