segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

À margem do CG: algumas notas soltas (75)

Foi dia de festa: foi dia de última reunião do atual mandato do Conselho Geral (plenário). Houve espaço para discursos, para despedidas várias e, até, para bolo. Faltaram os foguetes. Viva o Conselho Geral! Paz para a sua alma! “Em muitos aspetos, este Conselho Geral foi modelo de funcionamento” (JP). “Defendo que não haja repetição de mandato dos membros externos do Conselho Geral” (ALL). ”Esta matéria mereceria uma reflexão com muito mais tempo do que foi tido hoje, aqui” (APM). “Esta experiência de 4 anos diz-me que este modelo é bom, embora esteja na sua infância” (ACO). Somos nós que somos muito bons - que fomos até capazes de ultrapassar as inconsistências do modelo e a respectiva imaturidade - ou são/eram os outros que são/eram muito maus? As coisas funcionaram assim, assim? Nunca! Na UMinho, nunca! Aí está o processo de acreditação do “sistema de qualidade” da UMinho por parte das A3ES para o reafirmar. Viva o Conselho Geral! Faltaram os foguetes. Pum!

Da reunião, avultou a ousadia do Conselho de querer pronunciar-se publicamente sobre dois temas da atualidade (RUM silenciada e FCCN em processo de extinção), produzindo para o efeito moções que foram aprovadas unanimemente, e que não sei se serviram para exprimir indignação autêntica sobre o que se está a passar com as estruturas em causa ou para aquietar consciências. Não fora isso, teríamos tido uma reunião dominada pela rotina postulada pelos assuntos em agenda.

Em momento de fim de festa, à margem do CG, foram-se conhecendo alguns detalhes das listas candidatas às próximas eleições: a hierarquização dos candidatos; os mandatários indicados; curiosidades várias.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário