quinta-feira, 2 de junho de 2011

Memorando da Comissão Especializada de Assuntos Financeiros e Planeamento do CG: Conclusões da Reunião de 20 de Maio de 2011

«Antes de entrar na análise pormenorizada dos documentos, a Comissão congratulou-se com a quantidade de informação disponibilizada de grande transparência na gestão da Universidade, expressa no Relatório de Actividades de 2010 da UMinho, bem como, nos restantes documentos produzidos relativamente ao ano transacto, nomeadamente o Relatório de Contas e de Gestão de 2010 e o Relatório de Actividades e Contas do ano económico de 2010 dos Serviços de Acção Social (SASUM). Este conjunto de documentos reflecte um avanço muito relevante de accountability, e transparência relativamente a exercícios anteriores e, inclusivamente, aos documentos análogos produzidos para o ano de 2009. Nesse sentido, é de cumprimentar a Equipa Reitoral pelo resultado final do trabalho.

Expressaram grande satisfação por ter sido dado às UOEI o destaque desejado. Contudo, não esconderam a sua preocupação pela falta de conteúdos com objectivos definidos em articulação com a estratégia da UMinho, e a falta de ambição das mesmas.

De seguida, procederam à análise e apreciação dos documentos em detalhe.
[...]

I. Relatório de Actividades de 2010

[...]
Entenderam destacar dois pontos de grande importância estratégica para a Universidade e, eventualmente, para futura reflexão nas sessões do Conselho, tais como:
1 – O impacto futuro da difícil conjuntura económico-financeira na captação de alunos, e que poderá contar com factores negativos, como a dificuldade das famílias em garantir a disponibilidade financeira para suportar despesas com educação, mas que, por outro lado, poderá ter como vantagem, pelo menos para certos públicos alvo, a motivação para diferenciação académica, no sentido de se adquirirem factores de competitividade adicionais no mercado de trabalho. Este aspecto exigirá, obviamente, por parte da UMinho e da sociedade em geral, novos e mais imaginativos mecanismos de financiamento das actividades formativas;
2 – A importância de situar a UMinho no contexto dos diversos rankings internacionais de Universidades, clarificando a progressão nesses diferentes rankings ao longo dos últimos 10/20 anos e, também, estabelecendo metas para o futuro.

Finalmente, entenderam que apesar das melhorias verificadas, ainda não se situa nos níveis desejados de “accountability”. Ao nível do Relatório anual consolidado consideraram que deve ser seguido o disposto nas alíneas a), b) e l), do artigo 159º do RJIES, ou seja, “a) Do grau de cumprimento do plano estratégico e do plano anual; b) Da realização dos objectivos estabelecidos; l) Dos procedimentos de auto-avaliação e de avaliação externa e seus resultados.”

Constataram que há um número significativo de erros (exemplo: é dito que a licenciatura em Gestão funciona à noite e não é verdade) e quadros que estão incompletos, onde não estão consideradas todas as Escolas.

Também detectaram que aparece como centro de investigação, o CITCEM, sendo que o mesmo não se encontra formalmente criado, dado não ter sido ainda cumprida a “limitação/condicionante” prevista na Deliberação do Conselho Geral nº 004/2010.
Por fim, entenderam dever sugerir uma leitura cuidada dos documentos, com vista à correcção de erros e omissões antes de ser publicado o Relatório no site da UMinho, bem como de procederem ao envio do Relatório às UOEI e Serviços.»

(excertos do documento identificado em título; o memorando que se reproduz parcialmente suportou a apreciação mantida em sede de reunião do Conselho Geral realizada em 30 de Maio do Relatório de Actividades de 2010 da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário