domingo, 22 de setembro de 2013

"Universidade do Minho cria série de televisão sobre fibras"

«A RTP2 estreia este domingo, às 13h00, a série de divulgação científica “O Extraordinário Mundo das Fibras”. O programa é criado pela Universidade do Minho - através do projeto Fibrenamics/TecMinho e da Escola de Engenharia -, tendo produção da Farol de Ideias e apoio do Ciência Viva. O objetivo é demonstrar a capacidade tecnológica das empresas e universidades nacionais e o que serão capazes de fazer nesta área.
O programa inicia com a apresentação das diferentes tipologias das fibras e, nos episódios seguintes, revelará o conhecimento português nas mais variadas aplicações: fibras de vidro no setor dos transportes, varões de fibra de carbono na construção, malhas de poliéster que melhoram o desempenho de atletas olímpicos, aramidas à prova de bala e fogo, fibras a partir do camarão utilizadas na saúde, entre outras.
 “Vivemos num mundo feito de fibras e queremos mostrar como a nossa tecnologia está a evoluir, como pode responder a questões ainda sem solução”, afirma a investigadora Sílvia Carvalho, da equipa de coordenação. O programa procura trazer também situações do dia-a-dia, desde como se faz um pneu de automóvel até aos sensores que monitorizam o desempenho da canoa e do atleta.
A produção da série envolveu mais de 30 empresas, nove centros de investigação, 150 horas de filmagem, 49 entrevistas e mais de 200 páginas de guiões: “Cada frase foi pensada ao mais ínfimo detalhe para que, da imagem ao grafismo, do depoimento à explicação, a ciência das fibras seja mostrada sem segredos nem rodeios ao grande público”. Os sete episódios de 30 minutos vão para o ar aos domingos, às 13h00.
'O Extraordinário Mundo das Fibras' surge no âmbito do projeto Fibrenamics, liderado pelo professor Raúl Fangueiro, que visa o desenvolvimento e divulgação nos media de conteúdos de ciência e tecnologia sobre os últimos avanços nas fibras. Em dois anos realizou-se 12 workshops para 3000 pessoas, uma conferência mundial com 250 peritos de 40 países, parcerias com mais de 100 empresas, um concurso de ideias, a série de TV e também novos produtos, como o “ProtechDry”, eleito Produto do Ano 2013 para incontinentes.»

(reprodução de notícia CORREIO DO MINHO online, de  2013-09-21)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

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