terça-feira, 2 de julho de 2013

"Nota Informativa do Conselho Geral | Reunião de 1 de julho de 2013"

«O Conselho Geral da Universidade do Minho reuniu no dia 1 de julho, pelas 09h30, nas suas instalações do Largo do Paço, em Braga.
Constavam da Ordem de Trabalhos:
- Assuntos de iniciativa do Conselho Geral
- Assuntos de iniciativa do Reitor

Sobre os assuntos de iniciativa do Conselho Geral, o Presidente, depois de ter prestado diversas informações de caráter genérico, solicitou aos membros do Conselho que elaborassem um conjunto de propostas com vista à criação de uma agenda própria do Conselho Geral para o quadriénio que agora se inicia, a fixar na próxima reunião plenária do Órgão.
Em seguida, foi apreciada a Ata Nº 3/2013, referente à reunião do dia 3 de junho, tendo esta sido aprovada, por unanimidade.
Após isso, procedeu-se à aprovação dos documentos relativos à eleição do próximo Reitor e à designação da respetiva Comissão Eleitoral.

Assuntos de iniciativa do Reitor
Neste ponto da agenda, o Reitor disponibilizou diversas informações relevantes sobre a Universidade do Minho e o enquadramento do Ensino Superior, nomeadamente em relação ao atual quadro orçamental, à Ação Social Escolar e ao Despacho de fixação de vagas para o ensino superior.
Sobre este último ponto, o Conselho, tendo analisado esta matéria e a fixação do indicador de empregabilidade, manifestou uma profunda preocupação quanto às distorções daí possivelmente decorrentes, seja pela fragilidade do próprio conceito de empregabilidade, seja pelos seus efeitos nefastos a prazo, particularmente no que respeita à UMinho. Por outro lado, tanto nesta matéria, como na relativa à decisão tomada, no mesmo Despacho, sobre a articulação regional entre IES, o Conselho entendeu poderem as posições aí tomadas ter-se como verdadeiramente lesivas da autonomia universitária. Assim, deliberou ponderar a organização de um espaço de reflexão e de debate capaz de vir a contribuir para a correção de tais medidas.

Posteriormente, o Reitor procedeu à apresentação da proposta do valor de propinas dos primeiros Ciclos de Estudos e Mestrados Integrados, a praticar no ano letivo de 2013/2014, aí preconizando a manutenção do valor atual.
O assunto foi amplamente debatido, tendo a proposta do Reitor sido aprovada por maioria.

O Presidente do Conselho Geral,
Álvaro Laborinho Lúcio»

(reprodução de mensagem, com origem na entidade identificada, entretanto distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário