terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Bolsas de Estudo: AAUM denuncia problemas no processo de análise"

«ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA refere que estudantes estão a deparar-se com insuficiências e erros da plataforma da Direcção Geral do Ensino Superior que tem “ignorado” os pedidos de ajuda e de esclarecimento.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) denunciou ontem os problemas com que os estudantes minhotos, que apresentaram candidatura a bolsa de estudo, se estão a deparar por alegadas falhas na plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior e que tem impedido a análise dos processos.
Segundo a AAUM, a plataforma ainda não permite notificar os estudantes no caso de faltarem documentos num determinado processo. “O caso da Universidade do Minho, a notificação foi accionada, experimentalmente, na última sexta-feira por parte da DGES, visto que a plataforma ainda não está completamente funcional”, diz a AAUM em comunicado.
Por outro lado, a associação estudantil diz que têm sido vários os estudantes que têm contactado a AAUM e os Serviços de Acção Social dando conta da impossibilidade de carregar os documentos em falta exigidos pela DGES para conclusão do seu requerimento a bolsa. “A Direcção-Geral do Ensino Superior tem ignorado os pedidos de ajuda e de esclarecimento perante um problema que se arrasta há sensivelmente dois meses.
O último contacto da DGES consta do dia 26 de Junho e refere que ‘encontra-se a desenvolver todos os esforços para que os trabalhos decorram com a maior celeridade possível’. Até ao momento nenhum Serviço de Acção Social foi avisado da implementação das necessárias medidas de regularização da plataforma”, acrescenta a AAUM, afirmando que deste modo, a plataforma não permite dar sequência aos processos de bolsas de estudo, estando o processo de análise na plataforma praticamente parado com um atraso de cerca de dois meses relativamente ao ano anterior.
“Esta situação terá como principal consequência o não pagamento de bolsas já no início do mês de Setembro, conforme aquilo que consta do novo Regulamento de Atribuição de Bolsas após reivindicação dos estudantes”, diz ainda a propósito a AAUM.
Perante a situação, a AAUM diz ter vindo sucessivamente a alertar para os problemas que têm afectado o processo de atribuição de bolsas no último ano.
E, tal como os estudantes que têm contactado directamente a DGES, diz ter recebido como resposta “o silêncio e a indiferença”.
“Perante tal postura não nos resta outra solução que não a de denunciar esta situação e pedir a intervenção do governo que, em última análise, também é responsável pelos problemas causados pela DGES. Exigem-se consequências e o afastamento dos responsáveis por esta situação.»

(reprodução de notícia Correio do Minho, de 25 de agosto de 2015)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários:

Enviar um comentário