sexta-feira, 25 de março de 2011

Da convocatória da próxima reunião do Senado aos exotismos que a acompanham

«assunto: Convocatória para a reunião extraordinária do plenário do Senado Académico.
Tenho a honra de convocar Vª Exª para uma reunião extraordinária do plenário do Senado Académico, a realizar no dia 4 de Abril, pelas 14h30m, no anfiteatro BII do Complexo Pedagógico II do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto único: Proposta de transformação da Universidade do Minho em fundação pública com regime de direito privado.
Com os melhores cumprimentos,
O Reitor,
António M. Cunha»
-
«Anexos: Contributo_A_Universidade_como_Fundacao.pdf(631KB); CONV_SenadoPlen%e1rio_04Abr2011.pdf(53KB); Proposta_Regime_Fundacional_CGeral_24NOV10.pdf(187KB)»
*
Nota: o texto que aparece acima é o que foi distribuído entretanto no contexto de convocatória formal de reunião do Senado; outro tanto se passa com os anexos que acompanham a dita convocatória.
Aparte a ambiguidade da convocatória (não se entende o que é que se espera da assembleia), exótico, exótico é que surja como documento de apoio um texto de opinião (que identifico a castanho amarelado) entretanto difundido na comunicação social local e na Academia, que é um entre mais de uma dezena entretanto produzidos sobre a matéria, com a curiosidade adicional deste ser subscrito pelo marido de uma das vice-reitoras em funções e por dois seus amigos.
Naturalmente que tal "ousadia" tem significado. Não querendo ser indelicado, fico com o sentimento que o reitor dá sinais de surpresa pela forma como as coisas estão a evoluir ao nível da vida pública nacional e, porventura, dentro da UMinho. A ser pertinente esta interpretação, pergunto de onde veio a surpresa, de tão previsivel que vem sendo tudo o que se tem passado em ambas as instâncias que se invocam.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário