segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nota Informativa do Conselho Geral: Reunião de 29 de abril de 2013

«Reuniu dia 29 de abril, pelas 10h00, na Sala de Reuniões da Reitoria, Largo do Paço, com a presença dos Membros eleitos, o Conselho Geral da Universidade do Minho, para efeitos de cooptação dos membros externos.
Foi definida previamente uma metodologia a adotar, baseada na definição prévia de seis perfis assentes em critérios diversificados em termos de formação, percurso profissional e área de intervenção. Desta proposta, resultaram, por unanimidade, os seguintes perfis: jurídico-institucional; antigo estudante da Universidade do Minho; relação com o mundo do trabalho; empresarial e regional; social e cultural; internacional.
Tendo por base as propostas fundamentadas subscritas por mais de um terço dos membros internos foi decidido, por maioria absoluta, a escolha de seis personalidades de reconhecido mérito, cuja designação será formalizada oportunamente.
A cerimónia de tomada de posse dos membros externos terá lugar no dia 3 de junho.
A 3 de junho realizar-se-á a primeira reunião do Órgão, com a composição integral dos seus membros, sendo na mesma eleito o presidente.
José Cadima Ribeiro
Professor Catedrático»

(reprodução de Nota Informativa da reunião do CG hoje realizada)

domingo, 28 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

A frase do fim-de-semana

"As pessoas que são cooptadas são escolhidas com base no mérito objectivo subjectivamente reconhecido ou com base na sua notoriedade espontânea subjectivamente assumida? Sinto a distância que separa a razão da gestão da gestão da razão."

NDNR

Fundação Carlos Lloyd Braga

«Seguidamente, o Professor Cadima Ribeiro alertou para o facto de a lista dos cursos da Escola de Economia e Gestão, elencados no documento das informações, não estar totalmente atualizada e solicitou esclarecimento adicional sobre a manutenção da Fundação Carlos Lloyd Braga.»

(excerto de Proposta de Ata Nº 01/2013, de Reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho realizada aos vinte e oito dias do mês de janeiro de dois mil e treze)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

"A atribuição de subsídios [...] à Associação Académica é apresentada pelo reitor na primeira reunião do Conselho de Ação Social de cada ano"

Notícia ComUM 
AAUM recebe 87% dos subsídios dos SASUM! 
http://www.comumonline.com/sociedade/item/1766-aaum-recebe-87-dos-subsidios-dos-sasum

"REITOR DA UTAD DIZ QUE FUSÃO COM O POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ´É INEVITÁVEL`"

«PROFESSOR CATEDRÁTICO EM ENGENHARIA ZOOTÉCNICA, CARLOS SEQUEIRA É REITOR DA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO (UTAD) DESDE 2010. NÃO VAI COMPLETAR O MANDATO DE QUATRO ANOS, PORQUE ACHA QUE É TEMPO DE ENTRAR SANGUE NOVO NUMA INSTITUIÇÃO QUE TEM DE SER MAIS EMPREENDEDORA. DEIXA UM RASTO DE POLÉMICAS. ABORDA-AS NUMA ENTREVISTA FEITA AO SOM DE MÚSICA CLÁSSICA, UM DOS PRAZERES MAIORES DO REITOR.

JÁ DISSE QUE A UTAD ESTÁ "NO LIMITE DAS SUAS CAPACIDADES", DADO OS CORTES SOFRIDOS NAS TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO. A SITUAÇÃO É INSUSTENTÁVEL?
CREIO QUE SIM. DE 2010 ATÉ 2012 TIVEMOS DE ACOMODAR SEIS MILHÕES DE EUROS DE CORTES. FOMOS OBRIGADOS A FAZER COBRANÇAS COERCIVAS, POR VIA JUDICIAL, A ALGUNS CLIENTES DA UNIVERSIDADE, COMO AUTARQUIAS, PARA OBTER RECEITA. NÃO SOMOS CAPAZES DE ACOMODAR MAIS QUALQUER CORTE. "
REDUZIU PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE?
QUANDO ME CANDIDATEI, DISSE UMA COISA MUITO CLARA: SAIO SE, POR ACASO, CAUSAR ALGUMA TENSÃO SOCIAL NUMA INSTITUIÇÃO QUE PUGNA PELA COESÃO TERRITORIAL. COMO TEM HAVIDO MUITAS APOSENTAÇÕES, OPTÁMOS POR NÃO FAZER QUALQUER RENOVAÇÃO DE QUADROS.
É REITOR DESDE 2010 E ESTÁ À BEIRA DE PASSAR O TESTEMUNHO. SENTE-SE CANSADO?
DISSE SEMPRE QUE ESTE MANDATO SERIA DE TRANSIÇÃO. UMA UNIVERSIDADE TEM DE SER DIVERSA E UNIVERSAL, PARA PODER OFERECER TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. E, PARA ISSO, TEMOS DE FAZER UMA INFLEXÃO PARA UMA UNIVERSIDADE MAIS EMPREENDEDORA.
E JÁ NÃO SE SENTE COM FORÇAS PARA LIDERAR ESSE PROJETO?
TEMOS TANTA GENTE JOVEM E DE VALOR, COM SANGUE NOVO PARA AGITAR OS PROGRAMAS......
DURANTE TRÊS ANOS E MEIO, COLECIONOU POLÉMICAS. UMA DELAS FOI COM A CÂMARA DE CHAVES, ONDE A UTAD TEM UM POLO. SE DEPENDESSE DE SI, JÁ TINHA FECHADO?
NÃO. ENTENDO QUE A COESÃO TERRITORIAL TAMBÉM SE BASEIA NUMA REDE DE ENSINO SUPERIOR, LOGO SERIA CONTRANATURA DEFENDER O FECHO DO POLO DE CHAVES.
MAS, ENTÃO, POR QUE MOTIVO O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CHAVES O ACUSA DE QUERER ENCERRAR O POLO?
ISTO É COMO A BOLSA: SOBE E DESCE. A UTAD ESTÁ A FAZER UMA APOSTA NAQUILO A QUE CHAMA O CAMPUS DE ÁGUA, TRABALHANDO EM TORNO DESSE RECURSO NATURAL. O RELACIONAMENTO COM O POLO DE CHAVES PASSARÁ POR AÍ.
OUTRA DAS CONTROVÉRSIAS TEM A VER COM A INTEGRAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB) COM A UTAD. O SENHOR DEFENDE-A, O PRESIDENTE DO IPB RECUSA-A. ELA É INEVITÁVEL?
É INEVITÁVEL, PARA GANHAR ESCALA E CORTAR CUSTOS. HÁ VALÊNCIAS DO IPB QUE COMPLEMENTARIAM VALÊNCIAS DA UTAD E VICE-VERSA. HOJE TEMOS UMA PROLIFERAÇÃO DE FORMAÇÕES QUE CONSIDERO SUICIDA, PORQUE VÃO SENDO ESVAZIADAS DE ALUNOS. DOU O EXEMPLO DA PRÓPRIA UTAD: A MASSA CIENTÍFICA QUE ESTÁ AQUI ANCORADA EM TORNO DAS CIÊNCIAS FLORESTAIS RECEBE APENAS UM, DOIS OU TRÊS ALUNOS. ISTO É INSUSTENTÁVEL E ESPECIALMENTE GRAVE NOS TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE. CORREMOS O RISCO DE TERMOS UNIVERSIDADES À MÍNGUA NO INTERIOR.
EM OUTUBRO DO ANO PASSADO, 5 DOS 6 MEMBROS COOPTADOS DO CONSELHO GERAL (CG) DA UTAD DEMITIRAM--SE ACUSANDO A INSTITUIÇÃO DE "INÉRCIA INTERNA ALTAMENTE LESIVA DOS SUPERIORES INTERESSES DA UNIVERSIDADE".
NEM EU NEM A ACADEMIA NOS REVEMOS NESSAS ACUSAÇÕES. BASTA TER O GOOGLE ATIVADO E ESTAR ATENTO AOS JORNAIS PARA VER O QUE A UTAD FAZ. INTERPRETEI O COMUNICADO SOB DUAS PERSPETIVAS. ELE TEM SUBJACENTE UM ALERTA PARA O QUE ESTÁ A PASSAR-SE NA REDE DE ENSINO SUPERIOR, NO QUE DIZ RESPEITO AOS CORTES. POR OUTRO LADO, PODERÁ TRADUZIR ALGUMA DIVERGÊNCIA DE OPINIÃO.
QUER ESPECIFICAR?
DEFENDO UMA UNIVERSIDADE ABERTA A TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, POTENCIANDO, INCLUSIVAMENTE, ÁREAS DE INTERFACE COM A SAÚDE.
ESSA APOSTA EM MEDICINA FOI VETADA PELO CG?
FOI. O MANDATO DO CONSELHO ACABAVA EM FEVEREIRO. HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE SAIR. UMA DELAS É UM GRITO DE IMPOTÊNCIA, COMO EU PRÓPRIO SINTO QUANDO SE DIZ QUE TEMOS MÉDICOS A MAIS......
O CG TAMBÉM ALUDIU À "PROTEÇÃO DE ALGUNS INTERESSES ESPECÍFICOS QUE PARECEM DOMINAR A UTAD". O QUE É QUE ISTO QUER DIZER?
NÃO FAÇO IDEIA. A POLÉMICA FOI ESTA: DISCORDAMOS QUE SE ABRAM CONCURSOS PARA AS HUMANIDADES QUANDO A NOSSA MATRIZ IDENTITÁRIA SÃO AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E HÁ UMA GRANDE FAIXA AGRÍCOLA VAZIA ENTRE BRAGANÇA E CASTELO BRANCO. EU DEFENDO UMA UNIVERSIDADE ECLÉTICA, AO CONTRÁRIO DO QUE DEFENDIA O CG. 
A INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL É O PRINCIPAL PAPEL DA UTAD?
É UMA GRANDE COMPONENTE DA NOSSA MISSÃO, SEM DÚVIDA. MAS, PARA FAZER SÓ ISSO, BASTARIA APENAS UM POLITÉCNICO. AS UNIVERSIDADES DEVEM SER UM REPOSITÓRIO DE CONHECIMENTO.
MAS A UTAD NÃO DEVE ADEQUAR OS CURSOS QUE MINISTRA À REALIDADE REGIONAL?
VERIA ESSA COMPONENTE MAIS NO POLITÉCNICO. DEFENDO UM ECLETISMO TRABALHADO EM REDE. SE ASSIM NÃO FOR, CORREMOS O RISCO DE FUNCIONAR MUITO EM DEFESA DA CAPELINHA.»
(reprodução de entrevista JORNAL DE NOTÍCIAS ONLINE - PAULO FERREIRA)

[cortesia de NUNO SOARES DA sILVA]

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"FW: SNESup reúne com Presidente da FCT"

«Colegas,

Na sequência da comunicação que dirigimos ao Presidente do Conselho Diretivo da FCT (Miguel Seabra) no passado mês de março, realizou-se na passada segunda-feira uma reunião entre este e o SNESup (representado por António Vicente (Presidente da Direção), Raul Jorge (Vice-Presidente da Direção) e Romeu Videira (Coordenador da área de responsabilidade de Política Científica e Apoio aos Investigadores) onde se discutiu a proposta de regulamento de avaliação e financiamento de unidades I&D.

O Presidente da FCT começou por agradecer as propostas apresentadas pelo SNESup e salientar que a FCT tem disponibilidade para acolher todos os contributos que tenham por objetivo melhorar a proposta de regulamento que não desvirtuem os seus princípios. Informou ainda que a FCT:

- está a compilar e a analisar os cerca de 150 contributos enviados por instituições e por investigadores em nome individual aquando do período de consulta pública;

- está a elaborar um guião de apoio à elaboração dos projetos, o qual incluirá a tipologia de despesas elegíveis, que prevê verbas para contratação de investigadores;

- prevê que apenas as intuições I&D que tenham a classificação de excelente poderão obter financiamento por fundos da União Europeia;

- prevê concluir o processo em cerca de seis meses;

- está a preparar uma análise do estado atual do sistema nacional de ciência, que inclui um estudo bibliométrico da produção científica nacional, o qual será apresentado publicamente no dia 13 de maio.

O SNESup salientou cinco pontos fundamentais que deverão ser contemplados no Regulamento em apreço:

1. As instituições de I&D deverão ser avaliadas todas em simultâneo e, para a mesma área científica, pelos mesmos critérios, independentemente do atual vínculo (estatuto) que têm com a FCT, isto é, não distinguir os laboratórios associados das unidades de investigação;

2. Os critérios de avaliação deverão ser definidos de modo claro e objetivo com indicação da importância relativa de cada um deles;

3. O guião de ajuda para a preparação dos projetos deve discriminar o tipo de despesas elegíveis;

4. Dado o atual momento económico do país, caraterizado por uma elevada taxa de desemprego e pela saída de Portugal de inúmeros doutorados, cada projeto deveria incluir uma percentagem mínima de verbas destinadas à contratação de recursos humanos (investigadores e/ou técnicos de investigação);

5. A avaliação deve preceder a decisão de financiamento e ponderar o investimento direto efetuado pela FCT nos últimos quatro anos em cada uma das instituições.

O Presidente da FCT agradeceu as sugestões do SNESup, sublinhando a sua coerência e manifestando a sua concordância em termos gerais. Informou ainda que no presente ano não abrirá concurso para projetos em todos os domínios científicos, mas prevê abrir concurso para pequenos projetos (exploratórios) em domínios científicos específicos vincados na estratégia europeia "Horizonte 2020" e ainda concursos para reequipamento das instituições.

O SNESup aguarda agora um novo articulado que espera que contemple os seus contributos.

Saudações Académicas e Sindicais,

A Direção do SNESup 
Em 24 de abril de 2013»


(reprodução de mensagem/comunicado que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Universidades-fundação: "Do contrato-programa estabelecido durante a governação socialista, já nem a esperança resta"

Artigo Porto Canal
Reitor do ISCTE defende linha de internacionalização para universidades 
[Do contrato-programa estabelecido durante a governação socialista, já nem a esperança resta. "Já não faço conta nisso. Comprometi-me a investir oito milhões de euros em cinco anos e o Governo comprometeu-se a dar 12,5 milhões, nesse período. Ultrapassei o investimento com a receita própria e do Governo nunca veio nada". O ISCTE é juntamente com as universidades do Porto e de Aveiro uma das poucas instituições de Ensino Superior com o estatuto de fundação, o que lhe conferia maior autonomia administrativa e financeira. Porém, mas com as medidas de austeridade passou a estar também sujeito a regras mais restritivas.]:  
http://www.portocanal.pt/ler_noticia/28385/

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Do quotidiano: "Re: Sobre os emails do ICS"

«[...] 
o email da UM é realmente algo que deixou de ser funcional, vítima recorrente de ataques piratas (difíceis de controlar eu sei, mas o gmail nesse aspecto é muito melhor) e spam (que neste momento eu tb estarei a contribuir) que por vezes "tapam" emails importantes.
[...]

Eu sei que existe sempre a questão de que a informação deve ser enviada e, que de outro modo podemos impedir alguns de serem informados de eventos para os quais até têm interesse  ... penso que este aspecto seria facilmente facilmente contornado com 1 site na internet da UM que fosse só para este tipo de divulgação;
Quem queria podia consultar e ver o que lhe interessava e deste modo a caixa de correio pessoal ficava mais limpa e fácil de gerir

[...]»


(reprodução de excertos de mensagem da autoria de Alberto Dias, distribuída universalmente na rede da UMinho, que nos caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Comentário: ora a aí está uma proposta construtiva (que, no essencial, já ouvimos enunciar várias vezes) para dar resposta a um problema que, de facto, existe, embora haja quem persista em ignorá-lo.

A frase do dia

"Não custa concordar com o que diz, embora o processo tenha dificuldades que não são fáceis de ultrapassar, dada a postura de outros intervenientes."

J. Cadima Ribeiro

segunda-feira, 22 de abril de 2013

"Fernando Alexandre ganhou alguma notoriedade através dos blogues A Destreza das Dúvidas e ´The Portuguese Economy`"

Fernando Alexandre escolhido para secretário de Estado da Administração Interna 

(título de mensagem, datada de hoje, disponível em UM para todos)

Dar a voz aos que têm contribuído para o desenvolvimento do nosso território

"Considero que é altura de darmos a voz aos que têm contribuído para o desenvolvimento do nosso território."

Paula Cristina Remoaldo

sábado, 20 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

"A qualidade da cidade em que se estuda também tem influência nos resultados académicos e no futuro dos alunos"

Artigo ComUM
As eleições e a Academia:
http://www.comumonline.com/opiniao/item/1736-as-eleicoes-e-a-academia

Integração da FCCN na FCT

«Diário da República, 1ª série - Nº 75 - 17 de abril de 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
de 17 de abril 
Procede à integração da Fundação para a Computação Científica Nacional na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.»

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Nota: a extinção da FCCN está consumada; no que ao artigo 21 º se refere, importaria esclarecer "a que domínios ´de topo` se referem".

“Todas as formações são importantes, se forem levadas a sério”

Notícia Correio do Minho
UMinho: curso universitário não é carteira profissional:
http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=68886

quarta-feira, 17 de abril de 2013

"O governo de Portugal, ao invés de retirar água do tanque (criando empregos) está a enchê-lo ainda mais"

Artigo Odivelas.com


Just Say NÃO – Por, Oliveira Dias
[Utilizando essa mesma imagem, diria que o governo de Portugal, ao invés de retirar água do tanque (criando empregos) está a enchê-lo ainda mais (promovendo despedimentos), e as consequências, fazendo recurso à mesma parábola é o transbordar da água, que é como quem diz a conflitualidade social, que bem pode vir a ficar descontrolada.]:

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

"Só se o governo e a troika se forem embora antes que acabem com o futuro deste país"

A escrita inteligente 

(título de mensagem, datada de terça-feira, 16 de abril de 2013, disponível em O Campus a Cidade)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Financiamento de programas doutorais

"Os resultados das candidaturas a financiamento de programas doutorais foram entretanto tornados disponíveis no sítio da FCT: 

Na área das Ciências Socias e Humanas, houve 92 candidaturas, tendo 13 sido recomendadas para financiamento. Destas 13, a UMinho tem 2 (Psicologia e Comunicação Social).

A percentagem de candidaturas aprovadas na área das Ciências Sociais e Humanidades foi de 14%, muito abaixo de outras áreas; a saber: Ciências da Vida e da Saúde – 31%; Ciências Exatas e da Engenharia – 24%; Ciências Naturais e do Ambiente – 23%."

REUNIÃO Nº 002/2013 DO CONSELHO GERAL: CONVOCATÓRIA

DATA: 29 de abril de 2010
HORAS: 10h00

LOCAL: Sala de Reuniões da Reitoria, Largo do Paço

Agenda:
1.      Informações;
2.      Aspetos gerais de organização e funcionamento do Conselho Geral;
3.      Processo de cooptação dos membros externos.

Braga, 15 de abril de 2013

José Cadima Ribeiro
Prof. Catedrático»
(reprodução de convocatória entretanto distribuída pelo secretariado do Conselho Geral)

domingo, 14 de abril de 2013

CG: preparando o regresso ao funcionamento pleno

"Entendo que importará ir preparando o regresso do Conselho Geral ao funcionamento pleno, que gostaria que fosse bastante mais qualificado do que o que tem sido."

J. Cadima Ribeiro

sexta-feira, 12 de abril de 2013

"It's not the years [...] that count"

"In the end, it's not the years in your life that count. It's the life in your years."

Abraham Lincoln

(citação extraída de SBANC Newsletter, April , Issue 762 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

"Gafe tremenda [ou] falta de memória", dizem eles

Notícia ACADÉMICO
EXCLUSIVO: Declarações de Luís Braga da Cruz ao ACADÉMICO geram polémica no Conselho Geral da UMinho:
http://academico.rum.pt/noticias/278/exclusivo-declaraes-de-lus-braga-da-cruz-ao-acadmico-geram-polmica-no-conselho-geral-da-uminho/

"Um país que vira costas aos seus estudantes e à sua juventude [...] é um país sem futuro"

«Pintemos de preto o centro histórico de Braga na noite do Velório e das Serenatas que marcam o início das festividades; pintemos de preto o Gatódromo onde decorrerão os concertos por onde passarão milhares de pessoas; e pintemos de preto, sobretudo, as ruas desta cidade na tarde do Cortejo Académico, enviando uma mensagem muito clara à sociedade e aos responsáveis políticos de que não aceitamos o rumo que nos querem impor.
Porque não desistimos de lutar e porque ainda acreditamos que o nosso fado possa ser outro. Porque um país que vira costas aos seus estudantes e à sua juventude, obcecado pelas necessidades do imediato, é um país sem futuro.
Braga, 10 de Abril de 2013

Carlos Alberto Videira
Presidente da Direcção - Associação Académica da Universidade do Minho»

[excerto de mensagem, com a epígrafe "Tema das Monumentais Festas do Enterro da Gata '13" e com a origem e autoria identificadas, que nos caiu ontem na caixa de correio electrónico]

Petição: "Pelo cumprimento das obrigações legais do Estado para com o Ensino Superior e a Ciência"

Notícia/apelo SNESup
Pelo cumprimento das obrigações legais do Estado para com o Ensino Superior e a Ciência:

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

"O módulo de gestão de verbas da UMinho encontra-se encerrado para a assunção de novos compromissos"


(titulo de mensagem, datada de hoje, disponível em UM para todos)

Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga

Número Entrada: 178461
Data: Entrada: 23-11-2012; Distribuição: 09-04-2013
Processo: 1312/10.0BEBRG-A 
Espécie: Execuções [DEL.825/05]
Autor: […]
Réu:  Universidade do Minho

terça-feira, 9 de abril de 2013

"Saberemos estar à altura deste momento e resistir a medidas intoleráveis, sem norte e sem sentido"

[É um gesto insensato e inaceitável, que não resolve qualquer problema e que põe em causa, seriamente, o futuro de Portugal e das suas instituições. O Governo utiliza o pior da autoridade para interromper o Estado de Direito e para instaurar um Estado de excepção. Levado à letra, o despacho do ministro das Finanças bloqueia a mais simples das despesas, seja ela qual for. ]

(titulo e excerto de Comunicado do Reitor da Universidade de Lisboa, datado de 9 de Abril de 2013)

Comentário: são gestos e palavras como estas (do reitor da UL) que nos alimentam a esperança!

"Decisões inconsistentes e [que] não são partilhadas"

«O caixote de lixo é um traço comum das organizações, quaisquer que elas sejam. O mesmo caixote que inspirou um artigo sobre teoria das organizações, obviamente intitulado "The garbage can model of organizational theory", publicado na Administrative Science Quarterly em 1972. Os autores – Michael Cohen, James March, e Johan Olsen – constataram que existem organizações que actuam com uma grande variedade de escolhas. Frequentemente, estas escolhas são mal definidas, baseiam-se em decisões inconsistentes e não são partilhadas. São organizações que privilegiam acções pouco claras, baseadas na tentativa-erro. A forma como as pessoas participam nas decisões revela um envolvimento pouco persistente no tempo, sem objectivos claros.»

(excerto de mensagem, intitulada "Caixote do lixo" e datada de 9 de Abril de 2013, disponível em Empreender)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"O curso de Geografia encontra-se a funcionar, atualmente, numa espécie de pré-fabricado. Esta situação irá manter-se?"

«A situação do curso de Geografia é muito complexa. A Geografia está em instalações provisórias, de modo que aquilo que acontece não é, de todo, desejável. Na altura, quando o curso de Geografia foi criado, não foi consensual a ida para Guimarães e o ICS sofre de alguma forma por essa separação. Não sabemos, ainda, como esta situação irá evoluir pois primeiro é preciso saber se os colegas de Geografia querem, ou não, vir para cá – também não é consensual entre eles, não é linear que queiram vir para Gualtar. Na eventualidade de se manter o curso em Azurém, há que estudar a situação em que eles estão porque, de facto, aquelas condições estão muito longe de serem adequadas, quanto mais ideais. Julgo que cerca de metade dos colegas estão inclinados para ficarem lá, a outra metade para virem para cá... não tem sido um assunto fácil de agarrar porque não é nada linear. É, no entanto um assunto que faz parte do nosso programa porque sabemos que o problema existe. Assim, vamos ter que dialogar uma vez mais com os colegas de Geografia. Alguma solução importa encontrar, como é evidente.»

(excerto de entrevista de Helena Sousa ao ComUM, datada de Domingo, 7 de Abril de 2013, genericamente intitulada "A presidência do Instituto é uma estrutura que procura coordenar muitas vontades!)

domingo, 7 de abril de 2013

"Agência que avalia universidades acusa Lusófona de ´proteger Relvas`"

«Presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior admite que há cursos que podem ser descontinuados na sequência do caso da licenciatura de Miguel Relvas.

[...]
“Quem deveria emendar a situação era a universidade, mas como a instituição vem dizer que está tudo bem e não emendou, o ministro tem de mandar para o tribunal administrativo, para se corrigir a situação”. “Pelo relatório da inspecção, depreende-se que o relatório da Lusófona é perfeitamente obscuro”, conclui Alberto Amaral.
Por sugestão da IGEC, Nuno Crato decidiu mandar realizar uma “acção inspectiva” e, caso sejam detectadas inconsistências nas creditações, poderão ser aplicadas "sanções adequadas à instituição" e os casos participados ao Ministério Publico.
Questionado sobre as sanções que a Lusófona poderá sofrer, Alberto Amaral admitiu a possibilidade de alguns cursos acabarem: “Pode haver cursos encerrados. Havendo problemas na forma como os cursos são geridos, pode haver perda de acreditação de alguns cursos”, alertou.
No dia em que se tornou público o relatório realizado pela IGEC, Miguel Relvas apresentou a sua demissão do Governo, ao fim de 22 meses e várias polémicas, garantindo que sai por “vontade própria” e por falta de “condições anímicas”.»
(excertos de notícia PÚBLICO online, por Lusa, de 05/04/2013)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

sábado, 6 de abril de 2013

CG: "início [do] processo formal de cooptação dos membros externos"


(título de mensagem, datada de 5 de Abril de 2013, disponível em UM para todos)

"Universidades de Vila Real, Minho e Coimbra investigam problemas do dia a dia na agricultura"

«As universidades de Vila Real, Minho e Coimbra vão fazer investigação aplicada às necessidades dos agricultores, no âmbito de um protocolo assinado hoje com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
"Há que resolver problemas do dia-a-dia", afirmou o presidente da CAP, João Machado, que falava à margem da assinatura do protocolo, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O objetivo é trazer a investigação, que é desenvolvida nas três universidades, para junto dos agricultores, para responder ao desafio da competitividade que se impõe a este setor.»
(reprodução de notícia Lusa/Expresso online, de 4-4-2013)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Temos relações com a maior parte das universidades portuguesas, com a Universidade de Coimbra [...], com a Universidade do Minho"

Notícia TV Ciência on-line
Portugal entra na indústria de nanoestruturas:
http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=31&codnot=40

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

Tribunal Central Administrativo Norte

Número de entrada: 64295 
Data: Entrada: 29-10-2010; Distribuição: 04-04-2013
Processo: 1214/06.5BEBRG-A  
Espécie: Outros processos
Autor: […] 
Contra-interessado: […]
Réu: Universidade do Minho 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Conselho Geral: primeira reunião"

«ii) nesse enquadramento, por indicação do Senhor Professor Cadima Ribeiro, na qualidade acima mencionada, gostaria de informar que a primeira reunião do CG fica agendada para o dia 29 de abril de 2013 - tal como previsto no Calendário Eleitoral - pelas 10h00, na Sala de Reuniões da Reitoria da UMinho, sita no Largo do Paço;»

(excerto de mensagem entretanto distribuída por via electrónica aos membros do Conselho Geral ontem empossados, emitida pelo respectivo secretariado)

Never too old…

"You are never too old to set another goal or to dream a new dream."

C. S. Lewis

(citação extraída de SBANC Newsletter, April 2, Issue 761 - 2013, http://www.sbaer.uca.edu)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

"Há necessidade de mostrar repúdio à incúria, ao branqueamento do enriquecimento na roleta russa para onde têm sido atiradas todas as nossas expectativas"

Artigo ComUM (datado de 09 de Outubro de 2011)
"Bater Punho": 
http://www.comumonline.com/opiniao/item/70-bater-punho

Outros contributos para o mesmo debate: "Alguns alunos da Universidade do Minho possuem senso comum ao contrário dos tipos do Governo. A Vice é uma revista para jovens e tem ganho popularidade. Este artigo é uma boa prova que a minha geração não está perdida." (JPC):

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga

Número de Entrada: 128308
Data: Entrada: 29-10-2010; Distribuição: 02-04-2013
Processo: 1214/06.5BEBRG-A
Espécie: Execuções [DEL.825/05]
Autor: […]
Contra-interessado: […]
Réu: Universidade do Minho

O segredo da existência humana

"O segredo da existência humana reside não só em viver mas também em saber para que se vive". 

Dostoievski

segunda-feira, 1 de abril de 2013