terça-feira, 31 de agosto de 2010

Assédio na UMinho?

Na sequência da reprodução de excerto de mensagem (da autoria de Joaquim Sá) que encontram imediatamente abaixo, chegou-nos o texto que se reproduz de seguida, na íntegra. Não se produz qualquer comentário porque nos falta a informação que nos habilite a fazê-lo, fundamentadamente. Fica o alerta.

«”Nas universidades, a conjugação de uma estrutura rígida e fortemente hierarquizada, com o estatuto de Autonomia (com todas as suas interpretações perversas e abusivas) faz com que o fenómeno de mobbing/assédio moral seja um problema particularmente crítico.”

Sou mulher e não vi retratado o assédio que tenho sentido há muitos anos, o assédio sexual perverso que se faz neste mundo da universidade. Não se trata de um fenómeno passageiro. É um problema que os homens usam abusivamente para atingirem os seus fins. Estou farta que me digam que não estou bem "porque estou naqueles dias". Denuncio a minha querida escola - ciências - e denuncio os autores que já se encontram reformados. Por favor levem estes casos ao conhecimento de todos.»

NDNR

Assédio moral: "problema particularmente crítico" nas universidades

«Nas universidades, a conjugação de uma estrutura rígida e fortemente hierarquizada, com o estatuto de Autonomia (com todas as suas interpretações perversas e abusivas) faz com que o fenómeno de mobbing/assédio moral seja um problema particularmente crítico.»

Joaquim Sá

(excerto de mensagem, datada de 21 de Junho de 2010, disponível em Liberdade na UMinho)

sábado, 28 de agosto de 2010

Concursos para professores

Regras de Concursos para docentes 1- Avaliação pedagógica vs científica

(título de mensagem, datada de Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010, disponível em Prálem d`Azurém)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Passar a UMinho para o regime fundacional? O debate que falta fazer e que não se percebe se se quer que se faça

Estive a ver uns documentos respeitantes à problemática do estatuto jurídico das universidades, matéria a tratar na próxima reunião do CG. Sem dúvida, é matéria complexa.

Como se tal não bastasse, preocupa-me que se ande a preparar a entrada da UM no regime fundacional num quadro de desconhecimento da comunidade académica, isto é, sem que o povão saiba. É isto, especialmente, que me incomoda.

Ainda estou a tentar perceber o questionário que tenho que preencher para ser avaliada no final do ano (nem quero pensar no tempo que vou demorar a preenchê-lo...) e já aparecem estas cabeças sem sossego com mais um enorme ruído: e se fossemos brincar às fundações?

É claro que há Escolas que têm estrutura e capacidade para serem fundações, mas noutras isto será o descalabro, nomeadamente ao nível do emprego. E vamos passar a ser funcionários de uma instituição privada, ou uns sim e outros não (o RJIES prevê a possibilidade de apenas algumas Escolas/Departamentos serem de regime fundacional, e outras não)?

Mas repito: a mim, o que (ainda) me surpreende é a falta de comunicação com a academia...

Clara Costa Oliveira

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A person`s determination

"The difference between the impossible and the possible lies in a person's determination."

Tommy Lasorda

(citação extraída de SBANC Newsletter, August 24, Issue 633 - 2010, http://www.sbaer.uca.edu/)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Identificação dos determinantes do desempenho dos Departamentos


(título de mensagem, datada de Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010, disponível em Universidade Alternativa)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Successful outcome

"It is our attitude at the beginning of a difficult task which, more than anything else, will affect It's successful outcome."
William James
(citação extraída de SBANC Newsletter, August 13, Issue 632 - 2010, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

À margem do CG: algumas notas soltas (18)

Da última reunião do CG sobrou algo a que não aludi, ainda, mas que me deixou profundamente intrigado. Trata-se da alusão que o reitor fez à implementação de um “novo esquema de arranque do ano lectivo”.
Assumindo que estivesse a referir-se ao arranque das aulas, e nomeadamente às dos 1ºs anos, quereria o reitor dizer que se vai deixar de comícios inaugurais, tão ao gosto do seu predecessor, e momento solene de arranque e de incitamento oficial a uma coisa inqualificável a que alguns chamam de praxe académica? Ou quereria porventura, dizer que vai abandonar a postura de “rainha de Inglaterra” e regular, de facto, o exercício de tais práticas na instituição (assumindo que não as queira banir, como seria desejável) e a respectiva duração no tempo, prevenindo que a bagunça se arraste até à semana do enterro da gata, como vem sendo habitual.
Seja qual for o sentido que queria dar à dita expressão, posto que Agosto já vai adiantado, não vai tardar que o enigma resulte esclarecido. A ver vamos se o início do ano lectivo nos reserva uma boa surpresa, para contrastar com as muitas más que vêm sendo comuns e são seguras de vir a acontecer.
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J. Cadima Ribeiro

sábado, 14 de agosto de 2010

Knowledge cannot be merely a degree

"We are approaching a new age of synthesis. Knowledge cannot be merely a degree or a skill. It demands a broader vision, capabilities in critical thinking and logical deduction without which we cannot have constructive progress."

Li Ka Shing

(citação extraída de SBANC Newsletter, August 10, Issue 630 - 2010, http://www.sbaer.uca.edu/)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curiosidades de tempo de férias

Notícias da EEG: curiosidades de tempo de férias

(título de mensagem, datada de hoje, disponível em Universidade Alternativa)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Não se compreende a sistemática falta de equidade como são tratados [...] os diferentes Serviços"

"A justificação, já estafada, e sistematicamente repetida pelo Reitor, face às objecções que se vão levantando em face desta disparidade de tratamento, de que os SASUM atribuem o maior número de bolsas das diferentes Universidades do país, não vale para tudo e mais alguma coisa.
Quem superiormente dirige uma Instituição, ao invés de perpetuar algumas situações de favoritismo, tem que pautar as suas decisões por critérios de justiça e de proporcionalidade, indagar da real situação e das necessidades de todas as suas estruturas."

(excerto de mensagem, intitulada "Abertura de Concursos na UM - Contratos de trabalho a tempo indeterminado" disponível nesta data em UM para todos)

domingo, 8 de agosto de 2010

To be better than good enough

"Every success is built on the ability to do better than good enough."

(Anonymous)

(citação extraída de SBANC Newsletter, August 3, Issue 629 - 2010, http://www.sbaer.uca.edu/)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ecos da última reunião do CG, ainda

No contexto da agenda definida, falando-se da passagem das universidades para o estatuto de fundações de direito privado, foi dito por alguém (bem informado) a dada altura que a discussão havida na Universidade do Porto foi extremamente passional, ao invés de racional. Mais foi dito que, naquele caso, foi sempre o ministro que tomou a iniciativa. Parece-me informação relevante esta, por diversas ordens de razões mas, em particular, porque:

i) entendo que deve ser a racionalidade a presidir a qualquer tomada de posição que seja produzida na UMinho sobre a matéria;

ii) a postura revelada do ministro diz bem do desespero em que ficou face à iminência de perder a face em dimensão em que pôs todo o empenho e reduzidíssima lucidez.

O tema é agreste e, mesmo por isso, pouco dado a ser considerado em “tempo de férias”, até porque o tempo (inclusive, o tempo político) vai agreste, ele mesmo. Oportunamente, será retomado, porventura já com ministro deposto e novo ministro no posto.

J. Cadima Ribeiro

terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Wage expectations for higher education students in Spain"


Date: 2010-07
By: Cesar Alonso-Borrego
Antonio Romero-Medina
URL: http://d.repec.org/n?u=RePEc:cte:werepe:we1016&r=edu
We use data on expected wages self-reported by college students to assess the hypothesis that the positive gap between expected and actual wages would decrease as students approach graduation. Our estimation results confirm this hypothesis. The amount and the quality of student information, used to forecast wages, improves with student experience. We find that expected wages for first-year students are affected not only by the degree type and academic performance, but also by the variables determining their degree preferences and their household environment. In the case of junior students, the degree type and length affects expected wages, though neither pre-university performance nor household environment influence their wage forecasts.
Keywords: Wage differentials, College choice, Ordered response
JEL: I23»


(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente de nep-edu-bounces@lists.repec.org»